Esporte & Saúde #2 - A importância da prática da atividade física





Bom galerinha hoje vamos falar sobre a importância da prática da atividade física, na qual a falta dela nos leva a um estilo de vida sedentário que provoca distúrbios como obesidade, estresse e uma vasta lista de doenças. 

Em reação a essa atitude, vim mostrar a importância que a prática constante de uma atividade física bem planejada tem, para que as pessoas possam ter uma vida mais saudável.


Vou citar abaixo alguns motivos importantes para a prática da atividade física:

Melhora autoestima: A prática regular de exercícios aumenta a confiança do indivíduo. 

Aumento da capacidade mental: Pessoas ativas apresentam reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada. 

Controle do Colesterol: Exercícios vigorosos e regulares aumentam os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade, o “bom colesterol”) no sangue, fator associado à redução dos riscos de doenças cardíacas. 

Melhora da depressão: Pessoas com depressão branda ou moderada, que praticam atividade, experimentam uma variação positiva do humor. 

Previne doenças crônicas: Os sedentários são duas vezes mais propensos a desenvolver doenças cardíacas. A atividade física regula a taxa de açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes. 

Retarda o envelhecimento: Ao fortalecer os músculos e o coração, e ao amenizar o declínio das habilidades físicas, os exercícios podem ajudar a manter a independência física e a habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento. 

Em relação aos ossos: Exercícios regulares com pesos são acessórios fundamentais na construção e manutenção da massa óssea. 

Melhora na qualidade do sono: Quem se exercita dorme melhor, dorme profundamente e acorda restabelecido. 

Diminui o estresse e ansiedade: A atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de estresse. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural.

Vou falar também sobre alguns conceitos importantes para a prática da atividade física. 

- Avaliação Física

A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de aptidão física atual do individuo, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos.

Os principais e mais comuns pontos de uma avaliação são:
  • Anamnese (entrevista) 
  • Altura
  • Peso 
  • Índice de Massa Corpórea
  • Relação Cintura x Quadril
  • Percentual de Gordura
  • Percentual de Massa Magra
  • Circunferências
  • Teste ergométrico

Devem ser levados em consideração também:
  • Avaliação Postural
  • Encurtamentos Musculares
  • Diâmetro ósseo
  • Dores articulares


Todos estes itens acima colaboram para a formulação correta de um programa de exercícios
individualizado, baseado no estado de saúde e de aptidão da pessoa.

É legal também que se adquira, progressivamente, bons hábitos alimentares. Elimine ou evite da sua dieta os alimentos que só contribuem com calorias e que não têm valor nutritivo, como alimentos gordurosos, pois além de prejudicar o processo digestivo, aumentam o colesterol e o percentual de gordura no organismo, inserir alimentos ricos em carboidratos é muito importante, porém o excesso pode ser transformado em gordura e depositado no tecido adiposo. 

- Roupas corretas para cada atividade 

Parece que não, mais na prática da atividade física, a escolha da roupa é importante, não utilize aquelas que dificultam a troca de temperatura entre o corpo e o meio ambiente, isso significa, evitar tecidos sintéticos, prefira roupas leves e que mantenham a maior parte do corpo em contato com o ar, facilitando a evaporação do suor e use tênis apropriado para a modalidade física escolhida. 

- Prepare seu corpo antes da atividade física (Alongamento e Aquecimento) 

O alongamento é a forma de trabalho que visa à manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização de movimentos de amplitude normal, com o mínimo de restrição possível, preparando assim o corpo para a atividade a ser realizada, evitando riscos aos músculos esqueléticos, tendões e articulações. Ele deve ser realizado antes e após os treinos. 

Ao executar os movimentos, fique atento à postura correta, mantendo a respiração lenta e profunda. Assim os resultados serão melhores. 

E não se esqueça, ao término do seu treino, não pare bruscamente, diminua progressivamente a intensidade da sua atividade, com isso você conseguirá obter um estado de relaxamento do sistema nervoso central, aumentando a descontração da musculatura e otimizando a recuperação metabólica. 

E por ultimo mais não menos importante, procure sempre um profissional de Educação Física para prescrever e acompanhar seu programa se atividade física, pois só ele tem a capacidade e conhecimento para que tudo isso descrito acima, seja feito com segurança preservando o seu bem mais precioso “sua saúde”. E vamos lá, mande embora o sedentarismo e entre para “geração saúde”.

Bons treinos galera!

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.